A Flor, a Mitologia e a Consciência...
Ganhei um presente lindo da minha vizinha, a mais querida que existe… 🤍
Ela disse: ‘é uma planta boa para ambiente interno e dá uma flores lindas.’
Aguardei para descobrir que planta era pela flor…
Ela floriu, e então descobri que é um Narciso. 🍃
E lembrei do mito...
Narciso nasceu na região grega da Boécia. Assim que nasceu, um dos oráculos, chamado Tirésias, disse que ele seria muito atraente e que teria uma vida bem longa. Entretanto, ele não deveria admirar sua beleza, ou melhor, ver seu rosto, pois isso amaldiçoaria sua vida.
Já mais velho, Narciso passeava nos bosques e por ali, a ninfa ECO, que era uma tagarela incorrigível, acompanhava-o, admirando sua beleza, sem deixar que a notasse. Eco, em virtude de sua tagarelice, foi punida por Hera, esposa de Zeus, para que sempre repetisse os últimos sons que ouvisse (por isso, na física, chamamos de eco a reverberação do som).
Durante seu passeio, suspeitando estar sendo seguido, Narciso perguntou: “quem está aí?”. E ouviu: “Alguém aí?” Então, ele gritou novamente: “Por que foges de mim?”. E ouviu “foges de mim”. Até dizer “Juntemo-nos aqui” e ter como resposta “juntemo-nos aqui”.
Todo esse Eco deixou Narciso angustiado por desejar amar algo que não poderia ver.
Triste, foi à beira de um lago, onde deparou-se com sua imagem nos reflexos da água. Como nunca antes havia se olhado (por recomendação do oráculo e da mãe), enamorou-se perdidamente, acreditando ser a pessoa com quem estava “dialogando”.
Cego de paixão por si mesmo, tentando buscar o seu reflexo, entrou nas águas e acabou morrendo afogado.

A ninfa Eco sentiu-se culpada e transformou-se em um rochedo, passando a emitir os últimos sons que ouve; e do fundo da lagoa, surgiu a flor que recebeu o nome de Narciso e tem as suas características.
A flor de Narciso se direciona sempre para baixo como se buscasse incessantemente por seu reflexo...
Muito se fala por aí sobre estarmos vivendo uma época de Narcisismo acentuado, mas talvez nem todos saibam o porquê.
Sem emitir opiniões, deixo aqui a história para que cada um reflita como bem entender.
Bom dia!
Beijinhos de Luz!
Tati