Search

Há quem diga que comparação é algo bom...será?

Por que nos preocupamos tanto em compararmo-nos uns com os outros?



'Uma flor não pensa em competir com a flor ao lado. Ela simplesmente floresce!'

Apesar de acreditar que somos todos um e que temos todos a mesma essência, crenças individuais à parte, nossas mentes e nossa sociedade instituíram, há muito tempo, que somos seres individualizados, separados... Até aí, pode-se dizer, tudo bem! Porém, essa distinção ficou ainda mais forte e profunda após a instauração dos sistemas econômico-sociais antigos e vigentes e tudo que lhes serve de base. Não somente nos consideramos diferentes uns dos outros como também temos que ser os melhores em tudo; e como consequência, nos comparamos e competimos o tempo todo, ocasionando sofrimentos diversos em profundidades diversas. Fato é que as pessoas encontram-se cada vez mais doentes!

"Todos somos diferentes!" assim nos dizem, mas somos os mesmos em essência, já que buscamos as mesmas "coisas" (assim creio eu): amor, felicidade, paz...! Não?!

Se considerarmos nossa aparência física, nossas roupas, acessórios, etc, somos sim bem diferentes! Mas se somos diferentes e sabemos disso, por que compararmo-nos o tempo todo? Se somos diferentes , nunca seremos iguais, afinal tudo muda o tempo todo... Então, pode-se entender esse processo como um jogo comparativo-competitivo doentio...! Pois se tudo que é físico muda, e a igualdade, nesses termos, não se alcança, essa loucura nunca termina!!

Em contrapartida, se em essência somos iguais porque (mesmo que inconscientemente) buscamos as mesmas "coisas", por quê em vez de competirmos, não nos unimos para nos ajudarmos e acrescentarmos uns aos outros?! Nossos modelos comparativo-competitivos não nos levaram a eras harmônicas, pelo contrário, sobram conflitos no globo terrestre...

Seria melhor basearmo-nos nas igualdades, na essência, não?! Estamos todos aqui com o mesmo propósito: sermos felizes!...mesmo que não tenhamos consciência disso...

Aí você me pergunta, mas como?! Eu te respondo: não tenho todas as respostas, mas sou rebelde por natureza, e tento sempre fazer algo diferente e de maneira consciente... Por isso te coloco uma situação como exemplo bem simples, para mostrar que não é tão complicado assim...

Se você está em um ambiente com crianças, por exemplo, e de repente é questionado sobre quem é mais esperta ou quem é mais bonita, "mais isso", "mais aquilo", simplesmente diga: ninguém é mais esperto que ninguém (…), todos podem aprender ou fazer as mesmas coisas apenas não foram estimulados pra isso ainda, por que você não ensina para o(a) amigo(a) como fazer isso? Ele(a) também pode te ensinar algo que você não sabe! Assim vocês podem fazer qualquer das atividades juntos depois, e o resultado pode ficar bem melhor!! Sempre há uma maneira de evitar comparações!!

Que as mudanças começam em cada um de nós, isso é fato! Então se você começar a refletir sobre isso, suas atitudes começarão a se modificar, e nada melhor que discursos compatíveis com atitudes para servir de modelo para uma sociedade que precisa se modificar para ter harmonia!!! Aceitação é a chave!! Aceitação de si próprio do jeito que se é, e aceitação do outro, já que todos temos a mesma essência…não importa se colocamos em prática de maneira diferente, afinal tudo tem seu tempo!! O importante é mostrarmos uns aos outros caminhos diferentes baseando-se sempre no amor!!

Amor e Luz!!


2 views

​© 2018 Semeia Vida by Tatiana Lopes.